Clica na Imagem e Visita o Novo Site da Associação:

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

recados....

Bom dia caros pais/encaregados de educaçãouias/avós/avôs/irmãs /irmãos e todos os amigos das guias

Viemos por este meio, tentar a corrigir algumas falhas que aconteceram ao longo do 1ºtrimestre do ano escutista 2009/2010 com o objectivo de melhorar o funcionamento da Companhia de Sta.Teresa D´Avila, melhorar e estabelecer a comunicaçao e a co-participaçao activa dos pais!

Deste modo iremos solicitar a realizaçao de uma reunião dos pais no mês de Janeiro 2010.

Iremos vos propôr segundo a vossa disponibilidade a escolha da data da reuniao planeada, pois será necessario escolhermos um dia que dará jeito a maioria dos pais. Para os outros será necessario adaptar-se a data e hora mais votada. Agradecemos e recordamos que muito necessario a presença de todos os pais/encarregados de educaçao, ou nultimo caso um dos familiares. Pois é impossivel marcar uma data e uma hora que satisfaz todos, mas so em conjunto é que conseguimos debater os assuntos mais importantes e promover um crescimento pedagogicamente saudavel das guias(vossas filhas)

Para a fundamentaçao teorica, segue aqui uma parte citada do LIVRO BRANCO que esta disponivel em formato PDF no site http://www.escuteirosdaeuropa.org/ sobe a necessidade do participaçao dos pais na vida guidista/escutista dos vossos filhos.

3.2. LUGAR DOS PAIS NO NOSSO MOVIMENTO
Os pais confiam no Movimento ao confiar-lhe a sua criança; mas o Movimento necessita do seu apoio e presença ao longo de toda a vida escutista.
3.2.1. OS PAIS E A VIDA DAS UNIDADES
Os pais devem estar regularmente associados à vida das Unidades na qual estão inscritos os seus filhos: as reuniões regulares de pais permitem conhecer os Chefes, serem informados dos projectos de actividades, darem a conhecer a sua opinião sobre o funcionamento da Unidade e oferecer os seus serviços num plano material e logístico, em função da sua disponibilidade.

Esta ajuda, em si, é preciosa mas também é sinal de adesão ao Movimento e amizade pelos Chefes. Os pais não devem, no entanto, interferir no funcionamento pedagógico das Unidades.

As festas de Grupo são momentos de encontro e contribuem para criar um ambiente de amizade entre Chefes e pais e entre os próprios pais. Nos Grupos podem criar-se “Associações de Pais e Amigos do Escutismo Europeu”.

Ainda que estas associações sejam independentes do Movimento, a sua existência apoia o Movimento a um nível local.
Funcionam segundo estatutos-tipo, a definir a nível nacional, que prevejam que:
− a associação tenha por objectivo dar apoio moral e material às Guias e Escuteiros da Europa de um grupo ou localidade;
− os pais ou amigos, que dela façam parte, estejam necessariamente de acordo com a proposta educativa e os Textos Fundamentais do Movimento;
− a associação se comprometa formalmente a não intervir em caso algum e de forma alguma no funcionamento das Unidades ou Grupos; ela não possa ser considerada 14 “Aquele que tem a tarefa fazer viver aos outros um ideal como o nosso, deve ser dele uma imagem viva” (Cerimonial de Investidura).
-como porta-voz do Movimento e não tenha nenhuma prerrogativa para o representar em qualquer ocasião que seja;
− O Chefe de Grupo ou o Comissário de Distrito seja o vice-presidente por direito; os Chefes e Assistentes, bem como os conselheiros religiosos em actividade, sejam igualmente membros por direito.

3.2.2. OS PAIS E A PROGRESSÃO DAS CRIANÇAS
Os contactos pessoais entre os Chefes e os pais são necessários para informar da progressão de cada criança. Uma boa comunicação é indispensável para que o Escutismo produza plenamente frutos na vida de cada uma. Acontece com alguma frequência, nomeadamente na adolescência, o jovem desabafar na sua patrulha quando tem dificuldades com a família. Os pais devem apoiar-se inteiramente no Escutismo como espaço de manifestação da criança, e por isso, devem facilitar a sua participação nas actividades.


Poderá ser no fim de semana parte manha, ou entao durante um dos dias da semana apartir das 20h. Nao se preocupem com a duraçao da reuniao, pois nao deverá demorar mais que uma hora, o que importa é que os pais demosntram a sua presença activa, a sua disponibilidade e preocupaçao.

Queremos conhecer-vos melhor, comunicar convosco, pois estamos a trabalhar numa equipa!


Aguardaremos pelas vossa respostas

Sem comentários: