Clica na Imagem e Visita o Novo Site da Associação:

terça-feira, 22 de agosto de 2006

Esquilo


O esquilo é um roedor da família Sciuridae. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Como todos os roedores, possuem dentes fortíssimos, com que roem sementes com facilidade. O esquilo é um animal arborícola, vive nas copas das árvores. Das copas, eles saltam de um galho para outro, chegando os saltos a atingir até 5 metros de comprimento, sem temer a queda.
As
sementes são as principais fonte de alimentação, mas também consomem insectos e frutas, sobretudo nozes e pinhões. É muito previdente, pois quando a comida abunda, guarda nos buracos das árvores, sob as pedras ou em cavidades que ele próprio escava, alimentos que pode consuumir em períodos de maior escassez, nomeadamente no Inverno. Quando os alimentos ficam escassos, invadem ninhos de outros animais e devoram as crias.
Além do seu abrigo natural, constroem ninhos para abrigarem os seus filhotes da chuva e do vento. Algumas vezes utilizam ninhos feitos por outros animais, mas nunca para criar
os seus filhotes. Durante o tempo quente dorme durante o dia e só sai da toca de madrugada e ao crepúsculo. Pressente as mudanças de tempo , ficando muito inquieto e emitindo um assobio característico, que só emite quando está agitado. Consegue prever as tempestades com 12 horas de antecedência. Assim que o mau tempo começa, recolhe-se à toca.
Reproduz-se duas vezes por ano, a primeira em Março e a segunda em Junho, tendo, da primeira ninhada 2-7 crias e na segunda um número inferior. As crias nascem cegas e assim permanecem nos 9 dias seguintes. A fémea cuida das crias com o maior cuidado.Para construirem os seus ninhos usam os mesmos materiais do que as aves, sendo o seu interior atapetado por musgo.
Os seus principais predadores são as raposas, as aves de rapina e as martas. Às duas primeiras escapa com facilidade, escondendo-se em buracos onde aqueles não podem penetrar. Mas às martas é mais difícil de escapar, pois são igualmente muito ágeis e velozes, trepando com igual facilidade às árvores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Confesso k n li este textao todo.. Mas tenho uma certa inclinação por este animal, pk sera?! ;) Um totem à maneira =D "ESQUILAS, ESQUILAS! EMPENHADAS E DISCRETAS!" * beijos pa todas as k ja foram e são desta patrulha =)

Anónimo disse...

Confesso k li o texto td e sinceramente nao sabia que o esquilo comia crias de outros animais...a patrulha esquila e menos violenta hihi adoro esta patrulha e as pessoas que nela la estoa mil beijox para as esquilinhas