Clica na Imagem e Visita o Novo Site da Associação:

sábado, 23 de dezembro de 2006

Feliz Natal


A todas as Guias da Companhia de Massamá, suas famílias e amigos, desejo um Feliz e Santo Natal.

Que o Menino Jesus vos ponha muitas prendinhas no sapatinho e que acima de tudo tenham um dia de Natal muito Feliz.


Beijinhos grandes com sabor a docinhos de Natal,


Catarina Sousa

(chefe da 2ª Cia. de Sta. Teresa d'Ávila)

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Parabéns à Chefe de Companhia!!!



Pois é! a chefinha faz anitus. quero só ver quem é que no sábado leva uma prendinha! lol tou a brincar


Beijinhus a todaaaas******

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Alteração de dias de abertura do Secretariado da Provincia e do Carrick

Devido a motivos pessoais, o Secretariado da Província da Estremadura e o Carrick NÃO ESTARÃO ABERTOS no próximo dia 2 de Dezembro de 2006.

Até ao final do mês de Dezembro de 2006, o Secretariado da Província da Estremadura e o Carrick, irão estar abertos nos seguintes dias, das 10:00 às 13:00:

- Sábado, 9 de Dezembro de 2006;

- Sábado, 16 de Dezembro de 2006;

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Banco Alimentar


Este domingo dia 26 de Novembro, as Guias vão estar no Intermarché de Massamá Norte a fazer a recolha de alimentos para o banco alimentar.

Das 13h às 17h lá estaremos nós para dar o nosso melhor!!!

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Escutismo é...

...É tudo isto e muito mais!!!

Formação de Companhia


É já no próximo sábado dia 25 de Novembro, que a chefe de companhia vai realizar uma sessão de educação sobre "Reuniões". Esta sessão é do interesse de todas as guias, pois poderão entender o sentido das reuniões semanais e quais os seus objectivos.




sábado, 11 de novembro de 2006

Centenário do Escutismo


Milhões de pessoas da maior parte dos países e das culturas do mundo aderiram à Promessa e à Lei do Escuteiro. 2007 não é apenas um olhar sobre o passado. É sobretudo a entrada num novo século do Escutismo. O 100º aniversário do Escutismo deverá proporcionar o seu desenvolvimento. Queremos preparar o futuro, melhorar o impacte do Escutismo, para benefício de um maior número de jovens, das suas famílias, da Igreja e da sociedade em geral.
Os nossos objectivos são:

- Proporcionar um melhor conhecimento do Escutismo, à população em geral.

- Promover a melhoria da qualidade da prática do Escutismo.

- Promover a Paz.

- Demonstrar o contributo do Escutismo no Ambiente.

- Associar as comunidades.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Limpezas na sede


No dia 18, aparece na sede às 15 horas. Vamos limpar a nossa sede para que esteja sempre limpa e apresentável. O melhor é trazeres roupa confortável e já mais "p'ró velhota" para não estragares roupa boa.
Disposição para trabalhar é o que se pede. E claro está que o trabalho só fica bem feito com a colaboração de TODAS até ao FIM!!



Um sítio limpo e xeiroso é sempre melhor para trabalharmos não concordam??
Então....mãos à obra!!!

domingo, 5 de novembro de 2006

Campanha de ajuda aos animais


"Por quanto tempo estás disposta a servir?
- Se Deus quiser, SEMPRE!!!"

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Quotas 2006-2007


Este sábado (dia 4 de Novembro), é o último dia para pagar as quotas do ano 2006-2007. O secretariado estará aberto das 10 às 13 horas.

Quem tem cartão da associação tem de o levar sob pena de pagar 1€ para fazer uma 2ª via.

Parabéns FSE!!!


Pois é, este ano escutista é um ano muito importante para todos os escuteiros e guias de todas as associações mas ainda mais para a nossa. O escutismo faz 100 anos e a nossa associação, a UIGSE - FSE faz hoje 50 anos, logo, temos dois grandes motivos para festejar =)

Agora que tinha acabado de escrever o post imaginei uma megafesta da FSE com todos os elementos que fazem parte da associação... Imaginem só o tamanho do bolo... LOOOL

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Mais um ano!



Mais um ano que começou (dia 1 de Outubro) e com ele, novos objectivos se colocam e novas aventuras se antevêem!
O principal objectivo é convidar as amigas a fazerem parte desta união (lol) e claro está, focalizar as actividades para o tema geral do ano: o Caminho!
Já pensaram por exemplo em qual será o vosso?!

É também em dias como este, que vemos a nossa grandiosidade, não necessáriamente em número mas em aspectos bem mais importantes como a amizade, a união, o espírito, etc... que tanto nos caracterizam!

Beijinhus a todas (em tom agudo como os cânticos da missa) ***

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Abertura do ano escutista 2006/2007

No dia 1 de Outubro, vai realizar-se na Igreja de Caneças a abertura do novo ano escutista. O encontro será na igreja de Caneças pelas 17.30, seguindo-se uma missa e cerimónias escutistas. No final, o célebre lanche de convívio para todos os elementos e respectivas famílias.


* Quem não tiver transporte para Caneças, tem de entrar em contacto com o C.P para combinar boleia!!

sábado, 16 de setembro de 2006

Wallpapers





Depois de muito pensar acerca do que iria colocar no novo post, lembrei-me que muitas guias têm dificuldade em decorar a Lei da Guia. Por isso, à semelhança de outros países da nossa associação, fiz uma imagem que pode ser usada como wallpaper (fundo de ecrã).
Basta clicar nas imagens e depois com o botão direito em "definir como fundo"...e já está!
Ficam com a imagem no fundo do vosso ecrã.

Agora já não há desculpas!!
Beijokas pa todas****

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Os nossos melhores amigos

Agora que o ano escutista vai de novo começar, está na hora de pensarmos em novas campanhas...não só para angariar fundos, mas também para ajudar o próximo. E o próximo não tem necessáriamente de ser uma pessoa, pode ser um animal. Já lá diz o 6º artigo da lei da Guia: "A guia vê na natureza a obra de Deus: ama as plantas e os animais".
A pensar nisto, fica aqui o link para um video feito pela União Zoófila para a campanha contra o Abandono.

http://uz.edupt.com/uzfiles/contra_abandono_funeral.mpg

Até à próxima!!!

sábado, 9 de setembro de 2006

De regresso a casa






Depois de quatro dias de grande animação e espírito de patrulha, voltamos todas a casa cheias de coisas para contar e fotos para mostrar.
Desde fazer construções, ir à praia, fazer uma bela churrascada, fogo de conselho e veladas com uma fogueira e um luar que só nós sabemos descrever até aos ratinhos recém-nascidos que as guias tanto gostaram. São tudo momentos que passámos juntas e que ficam sempre guardados nos nossos corações.
Um dos momentos altos do acampamento foi a cerimónia de encerramento do campo, onde nos "despedimos" das guias Catarina e Telma, com o desejo de que ambas prossigam a sua caminhada guidista e sejam umas boas guias-mais-velhas.

Parabéns a todas por terem "rumado a novos mares" =)

Já agora aproveito para relembrar a letra da música que a patrulha Panda compôs para o Fogo de Conselho.

Rumo a novos mares

Rumo a novos mares nós vamos.
Partilhamos emoções,
sonhamos.
O mundo que podemos tornar melhor
com este nosso espírito vencedor.

Refrão:
Dá-me a tua mão
junta-te a mim nesta canção
não tenhas medo de arriscar
A vida foi feita para sonhar.

Rumo a novos mares nós vamos
Nem sempre corre como planeamos
Mas nunca desistas,
faz com que a vida seja mais uma das tuas conquistas.

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Aqui vamos nóóóós!!!!!!


3, 2, 1, ....
...Ok ok inda faltam umas horinhas mas a adrenalina e a ansiedade antes do campo já se começa a sentir. Aquela preocupação constante para que não falte nada na mala, as coisas todas espalhadas em cima da cama prontas para serem colocadas dentro da mala até não caber mais nada, as orelhas quentes de ouvir os conselhos e avisos dos pais, enfim 1001 coisas que acontecem horas e minutos antes de se ir acampar...
Mas vá preocupações de parte, vamos fazer deste campo um dos melhores de sempre!!!

Até amanhã ****

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Últimos preparativos



A poucos dias do acampamento, já só falta mesmo começar a "encher" as malas...cantinas, sacos-cama, pijama, comidinha, etc etc... Claro que depois do essencial há sempre quem não deixe a comodidade para trás e leve também as pantufas, a almofada, os peluches, enfim todo um conjunto de elementos que enchem as malas até não caber mais nada (ok ok confesso que também levo sempre um peluche para campo...já é mascote lol).
Piadas à parte, há sempre um objecto que 80% dos elementos não levam para campo e que é INDISPENSÁVEL!!! Estou a falar da lanterna, aquela coisinha pequenina que não ocupa quase espaço na mala, que custa 1€ nos chineses e que tem por objectivo....iluminar. Epá, a sério, não custa nada comprar uma e dá imenso jeito em campo.
Imaginem a vossa patrulha, à noite a querer fazer o jantar, sem luz...é quase impossível! Se cada uma levar uma lanterna, não custa a ninguém e correm menos riscos de, a meio do campo já não terem pilhas.

Façam um esforço...

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Panda


O panda é um mamífero da família dos ursídeos, endêmico da República Popular da China. O focinho curto lembrando um urso de peluche, a pelagem preta e branca característica e o jeito pacífico e bonachão o tornam um dos animais mais queridos pela humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado.
Os pandas são animais normalmente solitários. São mais activos durante o pôr e o nascer do sol. Passam o restante do tempo a dormir em bosques de bambu. O seu território é marcado com uma combinação de odores da glândula anal, urina e marcas com as garras. Evitam conflitos não usando áreas compartilhadas do território durante o mesmo período.
Como é um animal subtropical, o panda não hiberna.
Exteriormente, o panda assemelha-se a um urso de coloração contrastante. As orelhas, o nariz, os pêlos em torno dos olhos, os ombros e os membros são escuros. A face, o ventre e o lombo são brancos. As orelhas são ovais e erectas. A pata do panda, com cinco dedos, apresenta um "sexto dedo" à maneira de um polegar. Trata-se de uma modificação de um osso sesamóide do pulso. As patas dianteiras são fortes, aptas para escalar, e mais longas e musculosas do que as patas traseiras. O rabo do panda tem cerca de 10 a 15 cm. Os olhos são pequenos. Enquanto os demais ursos tem pupilas redondas, as pupilas do panda são como as dos gatos, o que lhes dá o nome em chinês de urso-gato. Ao nascer, um filhote pesa apenas 90 a 130 g e é quase sem pêlo. Quando adulto pesa entre 70 e 125 kg e chega a medir até 1,90 m de comprimento.
A época de reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fémea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhotes. Devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe-panda opta por criar um único filhote. O filhote rejeitado é abandonado à morte. O desmame dá-se com um ano de idade, mas o panda já é capaz de ingerir o bambu em pequenas quantidades desde os seis meses. O intervalo entre as ninhadas é de dois anos ou mais.
Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, o panda é um animal herbívoro, alimentando-se quase que exclusivamente de cerca de 30 espécies de bambu (99% de sua dieta). Sabe-se que o panda também utiliza insectos e ovos como fonte de proteína. É possível predar também roedores e filhotes de cervos-almiscarados. O seu sistema digestivo não é plenamente adaptado a quebrar as moléculas de celulose, contidas no bambu. Isto leva o panda a consumir cerca de 40 kg de bambu durante 14 horas. Os seus dentes e mandíbulas são extremamente fortes, adaptados para triturar os colmos do bambu.
Ainda que o bambu seja rico em água (40% de seu peso, chegando a 90% no caso de brotos), o panda bebe frequentemente água de riachos ou neve derretida.
Em cativeiro a sua dieta consiste em bambu, cana-de-açúcar, mingau de arroz, biscoito especial rico em fibras, cenoura, maçã e batata-doce.

A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter atirado num panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados à morte após serem apanhados a usar peles de panda e de macaco-dourado. A partir de 1997 passou-se a punir os infractores com uma pena de 20 anos de prisão.

Aprende a desenhar um panda em:
http://www.billybear4kids.com/Learn2Draw/sheets/panda.html

terça-feira, 22 de agosto de 2006

Esquilo


O esquilo é um roedor da família Sciuridae. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Como todos os roedores, possuem dentes fortíssimos, com que roem sementes com facilidade. O esquilo é um animal arborícola, vive nas copas das árvores. Das copas, eles saltam de um galho para outro, chegando os saltos a atingir até 5 metros de comprimento, sem temer a queda.
As
sementes são as principais fonte de alimentação, mas também consomem insectos e frutas, sobretudo nozes e pinhões. É muito previdente, pois quando a comida abunda, guarda nos buracos das árvores, sob as pedras ou em cavidades que ele próprio escava, alimentos que pode consuumir em períodos de maior escassez, nomeadamente no Inverno. Quando os alimentos ficam escassos, invadem ninhos de outros animais e devoram as crias.
Além do seu abrigo natural, constroem ninhos para abrigarem os seus filhotes da chuva e do vento. Algumas vezes utilizam ninhos feitos por outros animais, mas nunca para criar
os seus filhotes. Durante o tempo quente dorme durante o dia e só sai da toca de madrugada e ao crepúsculo. Pressente as mudanças de tempo , ficando muito inquieto e emitindo um assobio característico, que só emite quando está agitado. Consegue prever as tempestades com 12 horas de antecedência. Assim que o mau tempo começa, recolhe-se à toca.
Reproduz-se duas vezes por ano, a primeira em Março e a segunda em Junho, tendo, da primeira ninhada 2-7 crias e na segunda um número inferior. As crias nascem cegas e assim permanecem nos 9 dias seguintes. A fémea cuida das crias com o maior cuidado.Para construirem os seus ninhos usam os mesmos materiais do que as aves, sendo o seu interior atapetado por musgo.
Os seus principais predadores são as raposas, as aves de rapina e as martas. Às duas primeiras escapa com facilidade, escondendo-se em buracos onde aqueles não podem penetrar. Mas às martas é mais difícil de escapar, pois são igualmente muito ágeis e velozes, trepando com igual facilidade às árvores.

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Castor

O castor é um pequeno animal da família dos roedores e semi-aquático, nativo da América do Norte e da Europa. Chama-se roedor porque tem os dentes preparados para roer as coisas de que se alimenta.
Os castores vivem mais ou menos vinte anos e podemos encontrá-los na América do Norte, junto de pequenos rios e ribeiros, onde constroem uma espécie de barragem que serve para proteger as suas tocas.
Algumas destas barragens chegam a medir quatro metros de altura! É mais alto do que dois homens em cima um do outro!
No sítio onde os castores fazem as barragens, forma-se um lago com água mais funda. Como a água mais funda nunca congela, o castor consegue sempre chegar à sua toca no Inverno!
A toca do castor é feita de ramos e galhos e fica acima da água, entra-se é por baixo, nadando.A barragem é feita por ramos muito bem entrelaçados que depois são cobertos com pedras e lama. São tão sólidas que às vezes até cortam a circulação de um rio!
É no fundo do lago, criado pela sua barragem, que o castor guarda a comida para o Inverno: a casca dos ramos. Por isso é que tem uns dentes tão fortes: servem para cortar os ramos, que usa na barragem, e para os comer.
O castor tem uma cauda muito larga e achatada. Serve para o ajudar a nadar, mas também é um bom apoio enquanto rói a madeira das árvores.
Quando algum inimigo se aproxima, o castor bate com a cauda na água fazendo muito barulho. Assim, os outros castores têm tempo de se esconder num local seguro!

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Às vezes vale a pena pensar...


Se acordaste hoje mais saudável que doente, tens mais sorte que um milhão de pessoas, que não verão a próxima semana.

Se nunca experimentaste o perigo de uma batalha, a solidão de uma prisão, a agonia da tortura, a dor da fome, tens mais sorte que 500 milhões de habitantes no mundo.

Se podes ir à igreja sem o medo de ser preso ou torturado, tens mais sorte que 3 milhões de pessoas no mundo.

Se tens comida na frigorífico, roupa no armário, um tecto sobre a cabeça, um lugar para dormir, considera-te mais rico que 75% dos habitantes deste mundo.

Se tens dinheiro no banco, na carteira ou uns trocos em qualquer parte, considera-te entre os 8% das pessoas com a melhor qualidade de vida no mundo.

Se teus pais estão vivos e ainda juntos, considera-te uma pessoa muito, muito rara.

Se puderes ler esta mensagem, recebeste uma dupla bênção, pois alguém pensou em ti e tu não estás entre os dois mil milhões de pessoas que não sabem ler.


Vale a pena tentar:
- Trabalha como se não precisasses de dinheiro
- Ama como se nunca ninguém te tivesse feito sofrer
- Dança como se ninguém estivesse olhando
- Canta como se ninguém estivesse ouvindo

quinta-feira, 20 de julho de 2006

Está confirmado!!!


Pois é, o nosso acampamento de Verão já está marcado e suuuuper confirmado. Por isso, dias 5, 6, 7 e 8 de Setembro lá estaremos nós a provar tudo o que aprendemos ao longo do ano e claro está, a fazer com que a patrulha de cada uma (castor, panda ou esquilo) vença os vários concursos: gastronomia (a bela da paparoca), construções (ah pois é! não se livram deste - toca a mostrar que com as guias não se brinca), velada, fogo de conselho, grande jogo, melhor campo, e quem sabe mais um ou outro surpresa =P.
O local do campo será na Costa da Caparica e em principio, a Junta de Freguesia ajudará no que diz respeito ao transporte.
Resta agora cada patrulha preparar o seu campo e em setembro....mochila às costas e lá vamos nós!!!

sexta-feira, 7 de julho de 2006

A Companhia...


Bem-vindos ao blog da 2ª Companhia Sta. Teresa d'Àvila, um grupo de Guias de Massamá dos 12 aos 17 anos, pertencentes à Associação das Guias e Escuteiros da Europa - Portugal.
Aqui vamos poder postar algumas das nossas actividades e também algumas malukeiras que são características deste grupo.
A companhia é composta por três patrulhas, as castoras, as esquilas e as pandas e pela alta patrulha. Tem fama de ser uma companhia muito unida (mas não é só fama pois não meninas?! =p )
Começo então por colocar aqui uma foto de toda a companhia, tirada nos juramentos de fidelidade à chefe de patrulha.

Até breve!